Eu acho impossível separar um bom filme ou série da sua trilha original ou incidental, então juntei aqui as vinte e tantas primeiras músicas de trilhas que me passaram pela cabeça e alguns dos momentos mais marcantes.
Alguns filmes da infância vendo TV escondido, alguns sucessos de locadora de cidade do interior, alguns clássicos atemporais, alguns recentes que vi no cinema e até algumas séries.
E aproveitei para escrever um pouquinho sobre cada um da lista.
G.I. Blues
Elvis Presley - Pocketful Of Rainbows
O que dizer, o primeiro disco de rock que ouvi na vida, provavelmente ainda bebê porque a minha mãe ouvia ele o tempo todo. E era esta música que, segundo a lenda, ela colocava para eu dormir.
Quando já era maiorzinho este filme passava na sessão da tarde e ele canta esta para a gatinha dele em uma roda gigante, mais canastrão impossível. Na verdade é um teleférico, mas eu chamava de roda gigante porque era só o que eu conhecia mesmo.
The Goodfellas
The Moonglows - Sincerely
Meu favorito do Martin Scorcese é o filme Depois de Horas mas este é com Robert DeNiro, Joe Pesci e Ray Liotta, sobre máfia italiana, filmado em Nova York, precisa escrever mais? Esta música é da cena do churrasquinho na casa do chefão, impagável.
The Manchurian Candidate
Wyclef Jean - Fortunate Son (Credence Clearwater Revival Cover)
Particularmente eu gosto mais da versão original deste filme, de 1962, muito mais corajosa justamente pelo ano em que foi lançado e todo o contexto da guerra fria e pré Guerra do Vietnam. Mas este filme tem seu valor por ter sido relembrado e revivido em pleno 2004, já na era da nova paranoia mundial do terrorismo.
Esta música é muito especial, até onde eu sei foi a primeira composta abertamente contra a Guerra do Vietnam, gravada e lançada em 1969 pela banda Credence Clearwater Revival. Não à toa foi escolhida como tema de abertura deste filme, pela voz do Wyclef Jean em uma versão incrível, marcial e dramática, fazendo a letra ter mais sentido ainda.
Fargo
Carter Burwell - Fargo, North Dakota
Irmãos Coen são essenciais para o cinema e Fargo é o filme que define eles.
"Muita coisa pode acontecer no meio do nada" era a frase do cartaz.
Um filme sobre uma decisão idiota irreversível e uma sucessão de desastres idiotas irreversíveis.
A melancolia, os diálogos perdidos, o humor amargo e a violência mostrada de forma seca, sem glamour nem efeitos. Os Irmãos Coen conseguem retratar o norte-americano médio de uma forma debochada e triste ao mesmo tempo, pessoas comuns que se tornam bandidas e bandidos que parecem pessoas comuns. Genial demais.
Fargo TV Series
Jeff Russo - Fargo Main Theme
Já a série produzida por eles desmembra o filme original em três temporadas em ganchos parecidos e em parte interligadas, todas com basicamente o mesmo ponto de partida: O ato imbecil de alguém e os desdobramentos. Pequenas ganâncias, enormes consequências.
E a terceira temporada tem um dos personagens mais lindos que eu já vi na vida, a chefe de polícia Gloria Burgle, vivida pela atriz Carrie Coon. É ela quem resume o segredo de toda as obras dos Irmãos Coen: uma espécie de personagem com complexo de Sísifo existente em todos os filmes deles, aquele personagem lúcido do enredo e que por isso mesmo carrega (ou pensa carregar) um fardo maior que os outros. E mesmo assim não desiste e, dependendo do filme, ora se liberta, ora não.
Existem Sísifos e Sísifos, uns largam a pedra no pé da montanha e mudam de rumo, se libertando de tudo e todos. Outros decidem largar a pedra no alto, e a sua libertação é a destruição das pessoas ao seu redor e abaixo.
Felizmente ela decide apenas libertar a si mesma, e a maneira como eles mostram isso (o abraço da colega e então a cena da água da torneira) não é nem um pouco gratuito ou ao acaso. Ela deixa de ser e se ver como invisível neste exato segundo, que atriz e que cena do caralho.
E este tema da trilha aparece e reaparece em todas as temporadas, ora orquestrada, ora só no piano, ora só nas vozes de um coral, lindo demais.
Inisde Man
Terence Blanchard - Food Chain & Nothing Yet
Spike Lee, um dos meus diretores da vida.
Basicamente um filme sobre roubo no estilo whodunit e sem mortes mas nem por isso ele perdoa, o veneno e a acidez estão sempre nos diálogos e mais ainda na história dos EUA que ninguém fala, como por exemplo as origens nazistas de alguns de seus maiores bancos.
Cenas ótimas, fotografia sensacional, diálogos perfeitos e esta cena da trilha é demais, um roubo está acontecendo e pessoas foram sequestradas mas todo mundo precisa comer, é hora da pizza.
E o groove é perfeito, é o meu tema favorito de todas as trilhas de filmes que eu conheço, até repeti na mixtape.
Fight Club
The Dust Brothers - Marla
A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta então vou apenas dizer como este filme é essencial em qualquer escola de cinema: Roteiro, direção, atuação e a trilha original dos Dust Brothers. Esta é a música de apresentação da personagem Marla, o contraponto feminino do filme, e uma das passagens mais divertidas.
Lavoura Arcaica
Uakti - Estou Louco!
Raduan Nassar é um dos melhores escritores do nosso país, Lavoura Arcaica é um livro obrigatório e este filme traduz perfeitamente o enredo original. Selton Mello se entrega para um dos personagens mais tristes jamais escritos, um menino sem referência que foge da sua família por estar apaixonado... pela própria irmã.
A trilha sonora autoral do grupo instrumental Uakti foi feita junto com o filme propositalmente para preencher os silêncios da história e dar vida para as imagens textuais do escritor.
Música bruta para um filme bruto.
US
Luniz - I Got 5 On It (Tethered Mix From US)
2019 foi um ano ótimo no cinema com a volta de ótimos diretores como M. Night Shyamalan encerrando a trilogia Unbreakable com Glass e Quentin Tarantino com o maravilhoso Once Upon a Time in Hollywood. Mas ainda assim os grandes filmes de 2019 pra mim foram Joker e US.
Se o filme do Coringa é até clichê por mostrar o lado humano de um vilão escancarando o lado desumano da sociedade, US é o filme do ano por escancarar o racismo nos EUA na forma de um filme bizarro de terror.
Quando o filme Distrito 9 saiu nos cinemas em 2009 eu lembro de um crítico ter escrito a seguinte frase:
"Às vezes é preciso um filme de alienígenas pra mostrar a crueldade da própria espécie humana."
Como todo mundo sabe Distrito 9 não é um filme de ficção sobre aliens, mas um filme sobre o apartheid sul-africano. E como o apartheid não acabou, Distrito 9 é um filme que não envelheceu.
US segue o mesmo raciocínio, usar e abusar da fantasia e das metáforas e mostrar a crueza da realidade, a hipocrisia, a indiferença e a invisibilidade, os espelhos, as tesouras, os diálogos.
É como se Stanley Kubrik e Spike Lee se juntassem para fazer uma versão somando "Faça a Coisa Certa" com "O Iluminado". E a trilha sonora incidental incrível termina por tornar este filme único.
Mais interessante ainda, se você sacar todas as referências e quiser ver um filme-metáfora sobre racismo, este é o filme certo. Mas se você quer apenas se divertir assistindo um filme de terror/comédia maluco, este é o filme certo também.
E ainda teve a genial sacada de distorcer, atualizar e orquestrar um dos clássicos do Hip Hop da década de 90 e uma das primeiras músicas do estilo que tentaram apaziguar a rixa assassina entre as costas leste e oeste dos Estados Unidos.
E é exatamente esta música que toca na sua versão original no início do filme ("It's not about drugs, it's a dope song, don't do drugs") e na incrível versão orquestrada na também incrível cena coreografada da briga personagem principal consigo mesma no final do filme. E o nome do remix inclusive é outra pegadinha histórica do diretor, gênio.
US é um filme único, já nasceu clássico e atemporal e Jordan Peele é um diretor para se ficar de olho.
The Assassination of Jesse James by The Coward Robert Ford
Nick Cave & Warren Ellis - The Money Train
Um daqueles filmes que todo mundo falou bem mas ninguém foi ver, e deu prejuízo.
Erroneamente as pessoas pensaram se tratar de algum faroeste estereotipado ou um filme de roubo ou vingança. Na verdade é um drama, um estudo sobre a depressão e alienação, além de ser uma história bizarramente real.
Robert Ford não só matou Jesse James como passou os anos seguintes viajando e ganhando dinheiro encenando orgulhosamente como cometeu o crime, mesmo tendo sido um assassinato frio e pelas costas.
Ou seja, um dos primeiros criminosos-celebridade da história, pelo menos da história moderna, ainda antes da televisão. A lenda conta como um Jesse James deprimido e cansado da vida de assaltante errante não só sabia que isto iria acontecer como ainda facilitou, uma espécie de suicídio terceirizado.
E Robert Ford foi assassinado dez anos depois, cuja motivação foi uma disputa de roubo ou assassinato encomendado.
É um filme lento, de fotografia ampla e cores frias e a trilha sonora da dupla Nick Cave & Warren Ellis é perfeita. Esta faixa inclusive é a cena do assalto ao trem, uma das melhores cenas com uma das melhores músicas que você pode ver e ouvir dentro de um cinema.
Bamboozled
Terence Blanchard & Brussels Philharmonic - Bamboozled Main Theme
Este sim é o meu filme favorito do Spike Lee, o mais corajoso, o mais estranho e de certa forma, o mais violento. Fracassou completamente nos cinemas mas cumpriu cem por cento o recado sobre a história de escravidão e racismo nos Estados Unidos. Apesar da premissa simples, é um filme difícil de engolir mesmo.
Os personagens principais são quase todos atores desconhecidos, atuações incríveis, trilha sonora incrível e uma aula de história que ninguém mostra, os créditos finais por si só valem por um passeio no museu.
Jackie Brown
Minnie Riperton - Inside My Love
Meu favorito do Quentin Tarantino, de longe. É o mais simples, o menos violento e a maior da todas as homenagens do diretor. É a melhor trilha sonora também e de quebra (como ele faz em todos os seus filmes) trouxe grandes atores de volta para as telas do cinema. Não consegui encaixar a música perfeita da abertura, então vai aqui a música da cena do beijo da bandida e do agiota.
Lord of War
Buffalo Springfield - For What It's Worth
Existem filmes que parecem ser feitos para atores como o Nicolas Cage, onde a ideia central é ser tão canastrão e caricato até se tornar um personagem crível e autêntico. É o caso deste filme e até outros estrelados por ele, como Adaptação e Vivendo no Limite.
Esta é a música de abertura, e já faz parte da ironia do filme abrir com uma música pacifista mostrando o nascimento e morte de uma bala de fuzil.
Full Metal Jacket
Johnnie Wright - Hello Vietnam
Por falar em bala de fuzil, Full Metal Jacket, meu filme favorito do Stanley Kubrik e mais uma música triste e pacifista sobre a Guerra do Vietnam em uma das aberturas mais lindas e tristes de todos os tempos.
The Killer Inside Me
Little Willie John - Fever
Filme estranho e violento, e muito bom. Música fácil de reconhecer e acordar cantando sem querer, também roda na abertura sensacional.
Mullholand Drive
Linda Scott - I've Told Every Little Star
Meu filme favorito do diretor David Lynch com alguns dos momentos mais geniais do cinema, principalmente a cena do café expresso onde o diretor deu um jeito de colocar o compositor e regente Angelo Badalamenti apenas para fazer cara de mafioso e cuspir, terrível e impagável. Esta é a música da cena do teste da atriz, outro grande momento tanto do filme quanto da trilha sonora, ótima também.
The Three Burials of Melquiades Estrada
Marco Beltrami - The Three Burials of Melquiades Estrada Main Theme
Este sim é um faroeste, moderno, mas um típico faroeste. Ou talvez apenas um filme sobre honra e amizade. Tommy Lee Jones na atuação e direção, incrível em ambas as funções.
Stone Temple Pilots - Daisy
Pois é, Stone Temple Pilots não é um filme e esta música não está em trilha sonora nenhuma, mas se você ouvir ela vai acabar por imaginar a abertura ou final de um, mesmo sem querer.
Riding in Cars with Boys
Skeeter Davis - The End of The World
Everly Brothers - All I Have To Do Is Dream
Um daqueles filmes sem pretensão nenhuma e quando você se toca já assistiu várias vezes sem contar.
A música The End of The World roda na cena da escada, talvez a música mais triste em uma das cenas mais engraçadas do filme. Cena que aliás não tem graça nenhuma (a bem da verdade é uma cena cruel) mas o roteiro, a direção, a situação em si e principalmente a Drew Barrymore conseguem fazer você rir.
Eu acho sensacional o quanto este filme consegue ser divertidíssimo e constrangedor ao mesmo tempo, o famoso rir pra não chorar. Aliás existem dezenas de filmes norte-americanos assim, sobre pessoas médias levando vidas médias onde até mesmo tragédias parecem pequenas se comparadas ao tédio em que elas vivem. A graça das vidas sem graça. Filmes ótimos onde o nonsense da realidade imperam como Napoleon Dynamite, The Art of Self Defense, Os Excêntricos Tenenbaums e vários outros.
E o filme abre e encerra com All I Have To Do Is Dream, e faz todo sentido.
Apocalypse Now
The Doors - The End
Filme absurdo, abertura absurda, quando o cinema ainda era feito na base de muito suor. E muito querosene no caso. Outro drama confundido como filme de guerra, apesar da guerra em si praticamente ser um personagem no enredo também. Francis Ford Coppola cometendo a maior burrice da sua vida e nos dando de presente um dos maiores filmes da história. E a sua esposa realizando um dos maiores documentários também.
Abrir o filme com uma música destas, em uma cena como aquela, é entrar para a história do cinema antes do filme começar. E não interessa o quanto esta música tenha se tornado um clichê (como tantas outras das décadas de 60 e 70), ela sempre vai ser incrível.
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Quando eu pensei nas músicas desta mixtape eu percebi que a forma mais fácil de sair de um ponto e chegar ao fim seria abrir com a música do Elvis e encerrar com a do The Doors e de bônus o tema da abertura da série Mad Men. Mas aí este ano saiu o El Camino então estiquei a mixtape para encaixar três músicas do universo da série Breaking Bad.
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Breaking Bad
Dave Porter - Breaking Bad Theme
Assim como Fargo e todas as obras dos Irmãos Cohen, Breaking Bad também é sobre decisões imbecis e suas consequências. Dois personagens antagônicos, um dominou as circunstâncias até destruir tudo ao seu redor e outro dominado por elas até quase se destruir junto.
Breaking Bad é muito triste.
Walter White é o Sísifo que decide soltar a pedra do alto da montanha. Aliás ele mesmo se transforma na própria pedra e se torna um peso para todos e Jesse é o infeliz que pega a pedra rolando no final.
E a música tema da abertura não deixa dúvidas, é mais um faroeste.
Better Call Saul
Dave Porter - End Credits
Todos os personagens de Breaking Bad mereciam uma série sobre como eram suas vidas antes e um filme sobre como ficaram suas vidas depois de Walter White. São personagens incríveis. Todas aliás poderiam se chamar Better alguma coisa: Better Call Saul, Better Respect Mike, Better Watch Lydia, Better Try Marie e assim por diante.
Saul Goodman não só conseguiu passar os apenas três episódios previstos na série original como se tornou um dos melhores personagens em uma das melhores séries de todas na minha opinião, não é nenhum Mito de Sísifo mas apenas um cínico, ele arrasta a si mesmo e é real como muitas pessoas.
Nós já sabemos que a vida dele não vai acabar bem, ele não irá preso e provavelmente não morrerá, mas vai viver algo pior: a invisibilidade e o castigo da lei do retorno.
Ver como o simplório e ao mesmo tempo complexo Jimmy McGill se transforma em Saul Goodman é incrível, incrível também é a história da relação entre ele e o seu irmão mais velho Chuck McGill, ambos se alternando entre Caim e Abel um do outro.
E Kim Wexler merecia um filme só sobre ela após a série, assim como Jesse conseguiu pós Breaking Bad. Eu sempre me impressiono mais com atores e atrizes quando eles interpretam personagens reais e comuns, é o caso de vários personagens desta lista aqui e ela simplesmente destrói.
A música que encerra todos os episódios ganha um ponto extra por lembrar a levada das músicas da trilha do Inside Man anteriores ali em cima.
El Camino
Jim White & Aimee Mann - Static On The Radio - El Camino Ending Song
Já El Camino ficou muito bacana porque não tentou causar, é apenas um episódio estendido da série e nada muito além. Eu particularmente faria o Jesse seis anos depois mesmo, e o passado indo atrás dele, e alguns flashbacks explicando. Mas isso é coisa de fã metido, o filme ficou ótimo, o mesmo humor, drama e suspense de sempre.
É arriscado fazer um filme como um final estendido ou alternativo de uma série que acabou tão bem, mas me pareceu um processo bastante natural dos criadores. Acabou sendo também a despedida do sensacional ator Robert Forster, que numa triste coincidência morreu no mesmo dia do lançamento do filme na Netflix. Robert Forster aliás resgatado pelo Quentin Tarantino para viver o personagem Max Cherry do filme Jackie Brown ali em cima
Quem canta a música do final junto com o Jim White é a Aimee Mann, compositora e cantora de toda a trilha do filme Magnólia, ambos também essenciais.
"Everything I think I know is just static on the radio", quem nunca.
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Mad Men
RJD2 - A Beautiful Mind (Theme From Mad Men)
Mad Men, sem comentários.
Um marco na tal da teledramaturgia em todos os sentidos e dois dos maiores personagens jamais escritos, e impossível imaginar outros atores no lugar.
E todos os outros personagens mereciam também uma série particular sobre suas vidas.
Esta abertura é clássica demais, com uma música inseparável da animação original.
American Beauty
Thomas Newman - American Beauty
Sim, era pra encerrar com Mad Men, mas aí quando eu estava ouvindo a música tema em algum momento me passou pela cabeça a também música tema do filme Beleza Americana.
A cena da sacolinha, todo mundo conhece, e resolvi encerrar com ela.
Baita filme, baita diretor, baita time de atores e baita compositor (Thomas Newman, até as trilhas de Procurando Nemo e Procurando Dory são dele, além de vários outros filmes das duas últimas décadas).
É isso, agora sim acabou, uma mixtape de cinema para ouvir em casa, espero que vocês gostem.
G.I. Blues - Elvis Presley - Pocketful Of Rainbows
The Goodfellas - The Moonglows - Sincerely
The Manchurian Candidate - Wyclef Jean - Fortunate Son (Credence Clearwater Revival)
Fargo - Carter Burwell - Fargo, North Dakota
Fargo TV Series - Jeff Russo - Fargo Main Theme
Inside Man - Terence Blanchard - Food Chain
Inside Man - Terence Blanchard - Nothing Yet
Fight Club - The Dust Brothers - Marla
Lavoura Arcaica - Uakti - Estou Louco!
US - Luniz - I Got 5 On It (Tethered Mix From US)
The Assassination of Jesse James by The Coward Robert Ford - Nick Cave & Warren Ellis - The Money Train
Bamboozled - Terence Blanchard & Brussels Philharmonic - Bamboozled Main Theme
Jackie Brown - Minnie Riperton - Inside My Love
Lord of War - Buffalo Springfield - For What It's Worth
Full Metal Jacket - Johnnie Wright - Hello Vietnam
The Killer Inside Me - Little Willie John - Fever
Mullholand Drive - Linda Scott - I've Told Every Little Star
The Three Burials of Melquiades Estrada - Marco Beltrami - The Three Burials of Melquiades Estrada Main Theme
Stone Temple Pilots - Daisy
Riding in Cars with Boys - Skeeter Davis - The End of The World
Riding in Cars with Boys - Everly Brothers - All I Have To Do Is Dream
Apocalypse Now - The Doors - The End The Doors - The End
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Breaking Bad - Dave Porter - Breaking Bad Theme
Better Call Saul - Dave Porter - End Credits
El Camino - Jim White & Aimee Mann - Static On The Radio - El Camino Ending Song
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Mad Men - RJD2 - A Beautiful Mind (Theme From Mad Men)
American Beauty - Thomas Newman - American Beauty
<3 <3 <3
ResponderExcluir:))))))))))))))))
ResponderExcluirQue lindo Montag!!
ResponderExcluirFODA!
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